Rapper Bruno AC pede coesão à classe artística

Cultura

O rapper Bruno AC apelou, ontem, à nova Direcção Provincial da Cultura e Turismo da Huíla para compreender e enfrentar “os verdadeiros desafios da cultura huilana, valorizando não apenas a vertente artística, mas também outros pilares, como a preservação das línguas locais, hábitos e costumes”.

Essa preocupação foi apresentada ao director provincial da Cultura e Turismo, Tiago Pinto, num encontro de auscultação que juntou artistas de todas as expressões e representantes de associações culturais locais.

Bruno AC, também promotor cultural, fundador e gestor do portal digital e Agência de Entretenimento “From-League”, considerou ser urgente romper com a lógica de promoção artística baseada em interesses partidários ou conveniências pessoais. “Muitos artistas talentosos e autênticos são sistematicamente excluídos por não pertencerem à elite”, realçou.

Embora tenha reconhecido existirem inúmeras dificuldades no seio da classe artística, destacou três preocupações como as que mais afligem os artistas, designadamente, a falta de valorização por parte de instituições públicas que devem proteger e dignificar o artista local.

O artista mencionou, também, a desunião, pois, no seu entender há pouco apoio mútuo entre os artistas locais, o que propicia a falta de colaboração e entreajuda em que uns cooperem no consumo e divulgação das iniciativas dos colegas, “consumir e divulgar o trabalho uns dos outros”.

Finalmente, referiu a desigualdade nos “caches e oportunidades díspares” com artistas provenientes de Luanda ou estrangeiros, em que esses recebem tratamento diferenciado e caches elevadíssimos, “mesmo quando o talento local é equivalente ou superior”.

Apesar dessas três situações negativas, reconheceu que “temos hoje uma vantagem poderosa: as redes sociais. Elas permitem que o nosso trabalho seja visto em qualquer parte do país ou do mundo, sem que precisemos sair da nossa província”, frisou.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *