Relatório e contas do COA vai à discussão e votação

Desporto

O Comité Olímpico Angolano (COA) realiza, hoje, no Instituto Sapiens, a partir das 14h00, a Assembleia-Geral extraordinária, em que vai apreciar e votar o relatório e contas referente ao exercício do ano de 2024, que envolve a participação do país nos Jogos Olímpicos de Paris. Sobre os Jogos na Cidade Luz o relatório financeiro vai ser a última abordagem, uma vez que em relação aos resultados desportivos o comité já se pronunciou, em sede da comissão.

A 12.ª participação angolana nos Jogos Olímpicos ficou orçada em cerca de 1,3 milhões de dólares. No princípio de 2024, o presidente do COA, Gustavo da Conceição, disse, numa entrevista à Rádio Cinco, que a participação em Paris`2024 rondaria os dois milhões de dólares. Mais tarde, em vésperas do grande evento, Pedro Godinho, chefe de missão, sem revelar valores, disse que dois terços do orçamento para os Jogos tinham sido disponibilizados e que “garantiam uma participação com dignidade”.

Antes da aprovação do relatório financeiro da instituição, vai ser apreciado e submetido à aprovação o relatório geral da participação angolana nos Jogos de Paris. Angola fez-se representar por 19 atletas, dos quais 14 do andebol feminino e Filipe André (vela), André Matias (remo), Manuel António (canoagem velocidade), Benilson Sanda (canoagem velocidade) e Edmilson Pedro (judo).

A assembleia realiza-se num momento em que decorre o processo eleitoral no Comité Olímpico Angolano. O processo deve ficar concluído a 30 de Junho, com a tomada de posse do novo corpo directivo, de acordo com o calendário disponibilizado. O acto eleitoral dos membros individuais do COA está aprazado para 10 de Maio. O processo de eleição para a composição da Comissão Executiva, inicia a 14 de Maio, enquanto a eleição acontece a 10 de Junho.

Pedro Godinho, actual vice-presidente, e Mário Fernandes, antigo presidente da Federação Angolana de Natação, são os candidatos à presidência.

No dia 14 do mesmo mês a Comissão Eleitoral anuncia a composição da Comissão Executiva a ser empossada a 30 de Junho. A Comissão Executiva é o órgão responsável pela gestão e administração quotidiana da instituição, que representa o Movimento Olímpico em Angola. É composta por membros eleitos para cada ciclo olímpico, com mandatos que coincidem com o período entre Jogos Olímpicos. A Comissão Executiva é composta por um presidente, vice-presidentes, secretário-geral, tesoureiro e outros membros, conforme definido nos estatutos do COA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *